Pesquise por hashtags, nomes, e assuntos

Dicas para cuidar da pele do rosto em uma rotina diária

As rotinas e produtos de skincare estão fazendo cada vez mais sucesso, mas são tantas informações diferentes que fica difícil saber o que realmente funciona para a nossa pele.

A verdade é que cada pele precisa de certos cuidados e, independentemente da sua idade, é importante estabelecer uma rotina diária que dê conta de todos eles. Se você quer dicas para cuidar da pele do rosto com responsabilidade, continue lendo!

Conheça a sua pele

Antes de comprar produtos ou seguir rotinas elaboradas, é preciso entender que cada cútis se comporta de um jeito, e nem tudo que dá certo para outra pessoa vai funcionar em você também.

Um bom começo é identificar se sua textura de pele é seca, mista, oleosa ou normal. A seca apresenta tendência ao ressecamento, especialmente no inverno; a mista é oleosa no centro do rosto e seca nas extremidades; a oleosa é aquela que produz oleosidade excessiva e tem propensão a cravos e espinhas; e, por fim, uma pele é considerada normal quando não manifesta excesso de oleosidade ou ressecamento.

dicas para cuidar da pele do rosto - conheça a sua

Identificar a textura da sua pele é importante para saber como tratá-la, mas nem todo mundo tem as mesmas características a vida toda. À medida que envelhecemos, por exemplo, a pele tende a ficar mais seca.

Cuide de dentro para fora

Mesmo que pareça clichê, a rotina de cuidados com a pele começa na alimentação. A maioria dos ingredientes utilizados nos produtos, como vitaminas, minerais e antioxidantes, são encontrados em abundância nas frutas, legumes e cereais.

Além de uma dieta equilibrada, beber bastante água é fundamental para uma pele bonita e saudável, afinal, a água é a principal fonte de hidratação do nosso corpo. Fazer exercícios regulares e dormir bem são ações que também ajudam na firmeza e elasticidade da derme.

Siga uma rotina básica

Você só vai conseguir montar uma rotina perfeita com o acompanhamento de um dermatologista. Aplicar ácidos e outros produtos pesados pode ser perigoso, por isso, o ideal é começar com cuidados básicos. Lavar, tonificar, hidratar e proteger são os essenciais.

dicas para cuidar da pele do rosto - rotina diária

A limpeza é um dos passos mais importantes e deve ser feita com um sabonete específico para o rosto e de acordo com seu tipo de pele. Faça esse processo duas vezes ao dia, no máximo, para não retirar toda a oleosidade natural.

Os tônicos equilibram a pele e desobstruem os poros, garantindo que toda a sujeira seja removida e a hidratação penetre. Eles devem ser aplicado sempre depois do produto de limpeza.

A hidratação pode ser feita com cremes, séruns, óleos e uma infinidade de opções. O importante é escolher um produto que se dê bem com a sua pele – e isso você só vai descobrir testando. Vale ainda ter tratamentos específicos para as áreas sensíveis, como ao redor dos olhos.

O momento mais significativo é o de proteger a pele, já que os outros passos não terão efeito se você não usar filtro solar todos os dias. Ele é a última etapa antes da maquiagem e a indicação é que seja reaplicado a cada duas horas.

Com tempo e acompanhamento médico, você vai descobrir do que a sua pele gosta e poderá adicionar mais cuidados. A rotina coreana de beleza, por exemplo, chega a ter dez passos diários!

Analise os ingredientes

É preciso ler o rótulo para saber o que você está colocando na pele, principalmente nos produtos que vão agir por mais tempo, como protetores e cremes. Os componentes aparecem pela ordem de quantidade, ou seja, os primeiros itens são os mais fortes da fórmula.

Principalmente se a sua pele for sensível, é indicado evitar produtos com alta concentração de conservantes, parabenos, sulfatos, álcool e fragrâncias. Formulações naturais costumam ser mais gentis, assim como os produtos veganos e cruelty free.

Agora você está pronta para criar uma rotina saudável e efetiva. Se você gostou das dicas para cuidar da pele do rosto e quer receber mais conteúdos de moda e beleza, assine a nossa newsletter!


Compartilhe esse post

Avaliar 0

(0)

Fazer comentário

Notícias relacionadas

Guia de cuidados com o cabelo no verão

Guia de cuidados com o cabelo no verão

Veja como proteger os fios dos raios solares, da água do mar e do cloro da piscina.

Beleza

4 min

Dicas para cuidar da pele do rosto em uma rotina diária

Dicas para cuidar da pele do rosto em uma rotina diária

Todo mundo merece uns minutos no dia para dedicar ao autocuidado. Leia nossas dicas para cuidar da pele do rosto e se aventure no mundo da skincare!

Beleza

3 min