As passarelas de moda, junto a estilistas famosos, sempre foram as maiores referências das principais tendências. A moda, com o passar do tempo e as várias alternativas que surgiram, deixou de ser uma ferramenta copiada e reproduzida para se tornar uma forma de expressão de estilos próprios.

Paralelo a isso está o surgimento do street style, que significa a moda urbana, ou o estilo das ruas. Esse estilo de se vestir explora o jeito e a atitude individual, deixando de lado a forma com que as peças são usadas nas passarelas e o jeito que as marcas as determinam para, então, compor um look original, usando, no cotidiano, as referências do desfile de forma mais despojada e personalizada.

Na hora de compor um look street style, vale de tudo. O ideal é fugir do óbvio, do previsível. As peças premium podem e devem ser usadas nesse tipo de visual, combinadas a acessórios, abusando de estampas, texturas e cores. Abaixo você pode conferir algumas das opções a serem exploradas.

O melhor de tudo? Com sugestões do nosso próprio cardápio. 😉

Bermuda ciclista

As bermudas ciclistas, ou bike shorts, estouraram na moda ao saírem direto do closet de Kim Kardashian para as ruas. Isso causou, de início, uma polêmica. Depois, as bermudas começaram a ser mais aceitas, ganhando espaço e notoriedade. Hoje são muito usadas na composição de looks urbanos.

Elas podem ser usadas com tênis, botas e até mesmo salto. Uma boa opção é sobrepor um cardigan ou blazer colorido, conferindo ao look o ar de elegância que essas peças conseguem trazer.

Peças esportivas

Abusando do conceito de informal e cotidiano, as peças esportivas são uma possibilidade na hora de compor um look street style. Sua introdução nesse estilo de se vestir abandona o lado informal e passa a deixar looks cotidianos mais estilosos e chiques.

As peças esportivas podem ser usadas com confortáveis tênis e até mesmo saltos.

Blusas lisas e bodies

No estilo urbano, há a possibilidade de usar peças básicas, como blusas lisasbodies monocromáticos.

Essas são boas opções para serem usadas com shorts ou até mesmo com o queridinho “mom jeans”, peças que abandonam a parte justa e oferecem a possibilidade de usá-las mais largas e confortáveis. Para quem preza por conforto, essa é a opção certeira.

Já quem gosta de colocar uma cor no look vai ver que a combinação de roupas básicas com jeans fica ótima com acessórios coloridos, ousados ou chamativos. O tipo de calçado mais usado com esse estilo de se vestir é, de fato, o tênis.

Blazers

Os blazers tornaram as ruas palco de um verdadeiro fashion show. Essa peça clássica ganhou um novo olhar ao ser usada, por exemplo, junto às bermudas ciclista, jeans, saias de mesma estampa e sobre vestidos curtos.

Deixando de lado a ideia ultrapassada de que não se pode usar estampas em excesso ou distintas, no street style esse conceito é usado e abusado. Além das estampas, as cores vibrantes também marcam presença. Nos pés, as botas continuam como as favoritas, mas também podem ser usados tênis de estilo urbano e saltos.

Conjuntos

Para quem adora um look ousado, com peças de mesma estampa, ou para quem prefere looks compostos de peças de cores similares, os conjuntos integram a composição de looks street style. Essa também é uma forma de se vestir que permite o uso de vários tipos de calçados diferentes, mas o uso mais interessante é o de sapatos de salto alto.

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades para quem deseja aderir ao estilo street style de se vestir. Vale lembrar que ele permite absolutamente tudo: as vias urbanas dão espaço para todo tipo de expressão através das vestimentas.

Qual vai ser a sua expressão, hoje? Conte com a EAMEI para arrasar no processo. 😉