Mais do que complementar o look, os acessórios têm o poder de transformá-lo. São inúmeras opções de bolsas, sapatos, cintos, joias, tiaras, presilhas, óculos e pochetes, em uma infinidades de cores, texturas e detalhes.

Dentre tantas possibilidades, como selecionar o que funciona para cada ocasião e montar composições atuais? Leia as dicas que preparamos e saiba como combinar acessórios de maneira eficiente!

Considere a ocasião

Embora a moda esteja se reinventando e deixando algumas regras no passado, observar o grau de formalidade da ocasião ainda é um bom caminho para começar a escolher as melhores roupas e acessórios.

Composições para feriados e finais de semana, por exemplo, podem ser mais despreocupadas e experimentais, colocando a criatividade para jogo. Desde que a situação não exija trajes formais, você pode explorar combinações de diferentes materiais e estilos.

Ambientes profissionais com dress code restrito, por outro lado, tendem a exigir acessórios mais discretos, elegantes e atemporais, como os brincos de ponto-de-luz, pérolas ou argolas pequenas. O mesmo vale para sapatos, bolsas, cintos e outros complementos: antes de pensar na quantidade, priorize a qualidade dos materiais.

Festas e compromissos à noite permitem propostas ousadas, com maxi acessórios, pedrarias, cores e misturas de estilos. Sabe aquela trend que você ama, mas ainda não teve coragem de usar? É o momento perfeito!

como combinar acessórios - conheça a ocasião

Office looks pedem acessórios discretos, já os eventos noturnos permitem combinações ousadas e modernas.

Conheça os estilos de acessórios

Outra dica para quem está começando a pensar os acessórios como parte do look é conhecer os estilos existentes. Com a prática, você vai entender como usar acessórios femininos que destoem entre si, mas combinar peças do mesmo tema ajuda a montar propostas seguras e que dificilmente vão ficar over.

Além disso, separar os acessórios por categorias ajuda a identificar o que combina – ou não – com o seu estilo pessoal, dando um direcionamento importante na hora de finalizar as combinações. Conheça os principais estilos:

Clássico

Os acessórios são feitos com materiais finos e precisam de um certo investimento, mas ganham em qualidade e durabilidade. As cores são neutras, as estampas são clássicas e as combinações são discretas.

Minimalista

Também são discretos e priorizam a qualidade, com a diferença de que trazem elementos modernos e fashionistas, com peças diferentes e ousadas.

Ladylike

Com uma pegada ultrafeminina, os acessórios desse estilo são caracterizados pela delicadeza. Costumam ser menores e mais sutis, em tons rosados ou pastel, e com um toque retrô.

Rocker

São compostos por itens em cores escuras, materiais pesados e detalhes chamativos. As estampas são neutras e seguem a mesma estética, já a combinação de peças costuma ser mais carregada.

Fashion

Podem ter cores e estampas divertidas, formatos assimétricos e combinações que chamam a atenção. A principal característica é o apelo às tendências.

como combinar acessórios - estilos

Enquanto a choker traz referências do estilo rocker, a pochete e o lenço são acessórios mais fashionistas.

Trabalhe as cores e estampas

Saber como usar acessórios com as roupas do seu closet envolve coordenar as cores e estampas das peças. Um dos jeitos mais simples é torná-los um ponto de destaque no look, complementando combinações básicas.

O combo de camiseta branca e calça jeans, por exemplo, pode ser incrementado com bolsas estampadas e sapatos coloridos.

Você também pode se basear pela tonalidade fria ou quente dos itens. As combinações clássicas são as monocromáticas, que repetem o mesmo tom em todas as peças; as análogas, que trabalham com cores parecidas, formando uma espécie de degradê; e as complementares, que harmonizam nuances que estão opostas no círculo cromático.

como combinar acessórios - círculo cromático

Como combinar acessórios coloridos: cores complementares e análogas no círculo cromático.

Equilibre as peças

Para conciliar mais de um acessório no look, o segredo é eleger um deles como o principal e usá-lo para nortear as demais peças. Além de fazer as combinações de acordo com o estilo do acessório ou as cores e estampas predominantes, você pode se basear no tamanho dos itens.

Unir peças mini e maxi, por exemplo, é um dos truques de styling mais fáceis e entrega um resultado harmônico e estiloso. Outras possibilidades são usar acessórios pequenos em toda a composição, apostar em várias peças statement ou mesclar as duas coisas.

Tudo vai depender da intenção do look e da ocasião em que ele será usado. Roupas muito chamativas tendem a ficar melhores com acessórios discretos, e vice-versa.

como combinar acessórios - procure o equilíbrio

Acessórios statement são os que roubam a cena na produção e não precisam da ajuda de outros complementos.

Aposte no mix de acessórios

Apesar de existirem truques básicos para quem está aprendendo a combinar acessórios, explorar as texturas, cores, modelos e estilos das peças é uma das trends atuais. Estampa com estampa, pedraria com tachinhas, bolsas de grife com tênis esportivos, boinas com cintos que marcam a cintura: todas as opções são possíveis!

Se você sentir que ainda não está preparada para tanta ousadia, lembre-se de usar acessórios que conversem entre si, seja nas cores, estampas, tamanhos ou texturas. O mesmo vale para o mix de prata e dourado, que costumava dividir opiniões, mas conquistou seu lugar no coração das fashionistas e virou um must have.

Agora que você já sabe como combinar acessórios e dar destaque aos detalhes, está mais do que pronta para arrasar nas produções. Clique no banner a seguir, acesse a loja online da Eamei e confira opções incríveis de acessórios para incrementar os seus looks!